sexta-feira, 20 de março de 2015

Instalando Custom Rom no Samsung Galaxy S III



No post anterior eu expliquei sobre o que é Custom ROM, se você ainda não leu, recomendo a leitura para entender o que vamos fazer aqui. Todos os termos que você talvez não conheça eu expliquei lá.

Como prometido, vamos ver como instalar uma Custom ROM no Samsung Galaxy S III, versão internacional, chamada também de i9300. As versões vendidas no Brasil são essa.

Atenção: Não me responsabilizo por qualquer problema que você venha a ter com o seu celular, mesmo se seguir todas as etapas corretamente. Realize o procedimento por sua conta e risco!

Lembrando que você pode usar esse método para instalar qualquer Custom Rom! Basta baixar outra Rom de sua preferência e realizar os mesmos procedimentos.

Vamos nos preparar:


1- Baixar os Drivers da Samsung e executar o Instalador. Não deixe o celular conectado no computador!
ou:

2- Baixar o Software da Samsung chamado Odin e extrair. Use a versão mais nova.
ou:

3- Baixar o Custom Recovery. Vamos usar a TWRP. Baixe no site oficial a versão com numeração mais alta e que termine em .tar.

4- Baixar a Custom ROM. Existem muitas versões para o Galaxy S III, algumas ainda instáveis e outras estáveis. Não tenho um Galaxy S III para testar, mas vamos baixar a Rom Oficial do time SlimRoms, versão SlimKat, baseada no Android 4.4.4. Atenção: Não extraia! Pegue a versão com data mais recente, até agora é a 9.0.

5- As ROMs não acompanham os aplicativos da Google como o Play Store, por isso temos que baixar o pacote separadamente, chamado Google Apps ou gapps. Aqui você pode escolher se quer a versão Mini, Normal ou Full. Recomendo pegar a Mini, e o resto dos aplicativos que quiser você instala pela Play Store.

6- Após baixar a Custom ROM e o Google Apps, coloque dentro de um Micro SD e coloque ele no celular.

Agora vamos realizar o processo!

1- Desligue o celular e coloque ele no modo Download, para isso você vai segurar 3 botões. Power + Home + Volume para Baixo (-) e fique segurando um tempo. Talvez você tenha que tentar algumas vezes, quando conseguir vai aparecer um aviso de segurança, então finalmente aperte Volume para Cima (+) para confirmar. Deverá aparecer o Robô e Downloading escrito. Então conecte o cabo no celular e no computador.


2- Abre o Odin versão mais nova que foi extraído, no Odin deverá aparecer 'Added!!' se você instalou os Drivers corretamente. Se está tudo certo, clique em 'AP' ou 'PDA' e aponte para o arquivo TWRP que termina com .tar que foi baixado. E então clique em 'Start' e assim que no computador você ver que ele completou e o celular apagou, remova a bateria! Isso serve para que a Samsung não remova sua Custom Recovery quando o sistema original estiver Iniciando. Não permita que o celular inicie! Fazemos isso pois eu já tive essa experiência e alguns usuários me relataram que não conseguem entrar na Custom Recovery. Após esse procedimento, teremos a Custom Recovery instalada!

3- Coloque a bateria e ligue o celular no modo Recovery para entrarmos na nossa Custom Recovery. Para isso, com o celular desligado segure Power + Home + Volume para Cima (+), quando aparecer escrito em azul que está indo para o Recovery pode soltar tudo. É quase como o Download mode porém ao invés de segurar Volume para Baixo (-) você vai segurar Volume para Cima (+). Se instalou o Custom Recovery com sucesso você verá uma tela diferente escrito TeamWin. Agora já temos Custom Recovery no celular, ela não vai sair a não ser que com o Odin você instale uma Rom Original da Samsung (para voltar ao padrão de fábrica), disponível em sites como http://www.sammobile.com/firmwares/

4- Agora dentro da TWRP, opcionamente porém recomendadíssimo podemos fazer um Backup completo do celular para caso você tenha algum problema ou simplesmente queira voltar para como seu celular estava. Para isso vá em 'Backup', em 'Storage' estará escrito 'Internal Storage' e isso significa que o Backup ficará dentro do celular, aperte em cima e selecione 'External Storage' caso queira fazer o Backup para o Cartão SD, que é melhor e mais prático caso tenha espaço livre. Por fim deslize o 'Swipe to Back Up'. Caso você não tenha espaço nem dentro do celular nem no cartão de memória e queira pular esta etapa, pode pular. Quando terminar, aperte na casinha para voltar ao menu principal do TWRP.

5- Agora vamos instalar a Custom ROM e o Google Apps. Primeiro selecione Wipe e deslize 'Swipe to Factory Reset'. Quando terminar volte ao menu do TWRP e vá em 'Install'. Em 'Storage' coloque 'External Storage', navegue até aonde estão os dois .zip e selecione primeiro a Custom ROM e depois vá em 'Add More Zips' e selecione o gapps. Então depois deslize 'Swipe to Confirm Flash'. Quando terminar volte ao menu principal e dê um 'Wipe' e deslize 'Swipe to Factory Reset' novamente.

6- Agora com tudo pronto, volte ao menu principal do TWRP e clique em 'Reboot' e escolha 'Power Off'.

7- Pronto, está tudo instalado e pronto. Agora é só ligar o seu celular normalmente que ele vai ligar com a sua nova Custom ROM instalada. O primeiro Boot pode demorar! Fique tranquilo!


Teve algum problema? Posso lhe ajudar, use o campo de comentários abaixo!

Quer voltar para o padrão da Samsung? É fácil e rápido, siga este meu guia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário