quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Tablet CCE TF74W e Windows 10: Atualizando, formatando e resolvendo BUGs!

O Tablet CCE TF74W é um excelente custo benefício para quem deseja um aparelho super portátil rodando Windows completo. Eu mesmo comprei o meu novo lacrado por R$ 221,00!

A tela tem uma ótima resposta ao toque, a velocidade de execução dos aplicativos é incrível pelo seu hardware e ter o Windows 10 completo igual de computador neste aparelho tão barato é realmente incrível.

Porém uma grande limitação desse tablet é o espaço de armazenamento da unidade SSD interna, que é de apenas 16GB, e a coisa é feia quando ele vêm de fábrica com o Windows 8 e apenas 3GB livre.

Então a melhor coisa que se pode fazer é aproveitar o período que a Microsoft está disponibilizando a atualização gratuita para o Windows 10, atualizar para o Windows 10 e então fazer uma instalação limpa!

Mas devido ao espaço limitado já mencionado alguns usuários passam por grande dificuldade para atualizar para o Windows 10, e também alguns bugs aparecem após a atualização, todos por falta de configuração.

Principalmente existe muita dificuldade depois de fazer a instalação limpa do Windows 10 pela enorme falta de drivers que o Windows 10 não instala no tablet, ficando impossível de usar e inclusive mesmo online e usando o pacote de drivers oficiais da CCE não dá certo instalar os Drivers!

Por isso resolvi escrever esse pequeno guia de como fazer a atualização, formatação e instalação do Windows 10 do jeito mais rápido e fácil.


Você precisará de:

- 1 Cabo USB OTG
- 1 Hub USB
- 2 Pendrives de capacidade suficiente, 8GB ou 16GB pra garantir
- Teclado e Mouse USB para a parte de formatação e instalação limpa (opcional)
- Outro computador com internet para executarmos e prepararmos as coisas


Vamos lá!


1º Atualizando do Windows 8 pro Windows 10 para obter sua licença grátis e vitalícia.

- Primeiro no seu outro computador baixe e use a ferramenta oficial da Microsoft para baixar a ISO (imagem gravável em CD mesmo) do Windows 10 PT-BR Home Single Language 32 bits (x86) e salve na Área de Trabalho, não vamos gravar em CD não.
- Com o arquivo ISO baixado, use o Winrar ou similar para extrair essa ISO, todo o conteúdo dela, dentro de um Pendrive.
- Use agora o cabo USB OTG ligado no HUB e ligue este Pendrive e outro Pendrive vazio no HUB.
- Com a bateria 100% CHEIA e conectado na Internet (importante!), ligue então o HUB e os Pendrives no Tablet. Entre no Pendrive aonde foi extraída a imagem de instalação e execute o arquivo principal de atualização do Windows 10, o setup.
- Isso vai pular o lento processo de baixar o Windows 10, e evitar problemas com falta de espaço. Siga os passos da ferramenta e quando/se ele pedir espaço adicional, aponte para o outro Pendrive que está no HUB.
- Ao terminar tudo você estará no Windows 10, porém teremos alguns BUGs fáceis de resolver. Mas antes de resolver, decida se você vai ficar com o Windows 10 assim instalado em cima do 8 ou vai fazer uma instalação limpa, que é SUPER recomendado para você ter mais espaço livre e menos lixo.

Caso queira apenas resolver os BUGs e continuar com o Windows 10 que foi instalado em cima do Windows 8, (NÃO FAÇA ISSO NÃO) baixe este pacote de arquivos, extraia e siga as instruções que contém dentro dele, e tudo estará pronto aqui mesmo.

Ou, se decidir fazer a instalação limpa ULTRAA RECOMENDADO, continue:


2º Instalando o Windows 10 limpo do zero!

Para isso, antes temos que ter feito a atualização acima do 8 para o 10. O motivo? Primeiro temos que ter a licença do Windows 10 que pra ser obtida tem que ser feito aquela atualização antes. A licença fica registrada online usando um número de identificação único que a sua placa mãe tem.

Antes, vamos no seu recém atualizado Windows 10 e ver se ele está ativado.

Clique em Iniciar, vá em Configurações, Atualização e Segurança, Ativação. Veja se está ativado.

Está ativado? Perfeito então, podemos continuar. Vamos usar o seu outro computador que tem a ISO que baixamos anteriormente.

- Crie um Pendrive Bootável daquela ISO que baixamos no tutorial acima, usando o Rufus. Eu já falei do Rufus aqui, então baixe ele e execute. No Rufus, tenha o Pendrive que vai usar inserido no seu computador e selecione ele, aonde está escrito 'FreeDOS' por padrão coloque Imagem ISO e clique no ícone ao lado e aponte para a ISO baixada. Em tipo de partição e do sistema de destino, selecione Partição GPT para UEFI. Ao terminar o processo, temos nosso Pendrive com instalação do Windows 10 pronto.
- Vamos baixar o Pacote de Drivers que precisaremos instalar para o Tablet funcionar, e junto com ele já acompanha todas as correções de Bugs que teremos depois de instalar o Windows 10 puro. Clique aqui para fazer o Download.
- Extraia o arquivo baixado dentro do Pendrive que geramos agora pouco.
- Agora, com sua bateria 100% cheia e com o Tablet desligado, conecte o Pendrive no HUB e um Teclado e Mouse USB!
- Pressione para ligar o Tablet e imediatamente pressione ESC algumas vezes para entrar na BIOS.
- Dentro da BIOS, use as setas do teclado para ir em Security, dê Enter em secure Boot Menu, dê Enter em Secure Boot e enter em Disabled. E ESC para voltar.
- Agora vá em Boot, e em Boot Option #1 aperte Enter e selecione o seu Pendrive. Depois vá em Save & Exit, Save Changes and Reset e confirme com Yes.
- Ao Bootar o instalador do Windows 10, selecione seu teclado, vá em avançar e então vá em Reparar Computador, Solução de Problemas, Opções Avançadas e em Prompt de Comando.
- Digite diskpart e dê enter. Aguarde. Digite select disk 0 e dê enter. Então digite clean. Após isso, digite exit e dê enter. E novamente, exit e enter. Após isso, clique em Desligar computador.
- Ligue o Tablet novamente e proceda com a instalação do Windows 10, mas em todas as vezes que ele lhe pedir um Serial, coloque para ignorar, deixe em branco!!
- Ao iniciar o Windows, configure seu Wifi para que o Windows se conecte e valide a sua instalação e ative a licença que obtemos quando fizemos a atualização pro Windows 10.
- Depois que o Tablet estiver na Área de Trabalho "pronto" para usar, vamos entrar na pasta que extraímos dentro do Pendrive anteriormente.
- Dentro dela existe um arquivo chamado Instruções.
- Após a conclusão, você estará com o Tablet rodando Windows 10 puro perfeitamente lisinho e sem Bugs! :)

Atenção: Caso o teclado e mouse não estejam respondendo em algum momento, você terá que desligar o tablet segurando o botão de ligar/desligar por um bom tempo até a tela apagar, e ligar o tablet denovo, com os periféricos já conectados! Para evitar que eles parem de responder, deixe o mouse sempre em uso, sempre movimentando o cursor, isso pareceu resolver pra mim. Isso só acontece agora, antes de termos os drivers instalados!

30 comentários:

  1. Há a possibilidade de instalar um win 64 bits com esta chave do win 32 bits?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim mas não tem muita vantagem visto que o 64 bits na maioria dos casos só instala quem quer usar mais de 3GB de RAM, e esse tablet tem só 1GB, sem falar que vai sobrar menos espaço.

      Excluir
    2. Pergunto pois tentei instalar um de Home Single language 64 bits neste Tf74w e não deixou finalizar.

      Excluir
    3. Mano ....vc é o cara !!! Muito foda seu trabalho ...Muito obrigado mesmo ...Desejo que no futuro, existam no mundo, pessoas iguais a vc!! Mais uma vez ...muito obrigado!

      Excluir
  2. No meu pede chave de ativação, eu digito a original do Windows 8.1 que veio nele e diz que ela é inválida e não aceita prosseguir sem digitar uma "válida", o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Cara, meu tablet ta com um problema, eu fiz a parte do disk part só que em vez de fazer o clean no DISK 0, eu fiz o select partition 4(partição de recuperação) e dei um clean somente nesta partição, agora o tablet liga mas fica na tela "cce" por 5 segundos e vai para a tela da bios, e nao tem mais no boot options o "windows boot manager", somente o pendrive UEFI, eu deixo selecionado o pendrive para iniciar como boot primario porem quando reinicia o tblet volta para a tela da bios, voce pode me ajudar? agradeço desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, depois de mutias tentativas consegui dar boot com o windows 10, obrigado pelo tutorial! Muito bom !!!

      Excluir
    2. O parca meu deu o menos problema só fica na tela da bios como se feiz. Pra volta Windows. Bom manager

      Excluir
    3. O parca meu deu o menos problema só fica na tela da bios como se feiz. Pra volta Windows. Bom manager

      Excluir
  4. Precisa realmente de 2 pendrives?
    Se quando uso a ferramenta da microsoft para baixar o windows, ele já cria um pen drive bootavel. Não da para usar isso para as duas finalidades? Atualizar do windows 8.1 para o 10, e depois "limpar" tudo?

    ResponderExcluir
  5. Na minha instalação pede serial, oq eu faço?

    ResponderExcluir
  6. Amigo, gostaria de agradecer muito por todo seu esforço em compartilhar conosco essas valorosas soluções para o Tablet TF74W. Seus apontamentos me pouparam muitas horas de ajuste e busca de drivers na Internet depois que tive de formatar o meu. Na verdade, não tenho palavras para elogiar sua contribuição e agradecer por compartilhar estas suadas descobertas. Grande abraço!

    Luís Gustavo

    luisgdpereira@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, esse procedimento vale pra outros modelos com windows 8.1 ?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite amigo, saberia me dizer se o teclado ficou grande, ou pequeno?

    ResponderExcluir
  10. Mesmo seguindo todos os procedimentos com os Pen drives, com mais de 3GB disponíveis na unidade C:, mesmo selecionando um Pen drive com mais de 10GB diaponíveis, ainda aparece que o "windows precisa de mais espaço", pede para liberar mais 5,41 GB na unidade C: (isso é impossível para esse tablet). Alguém tem alguma solução?

    ResponderExcluir
  11. o meu esta com windows 10 esta desligando sozinho! alguma ideia? nao consegui baixar seu pct de correcao de busg! no aguardo

    ResponderExcluir
  12. O meu não deu boot como Fasso pra ativar o Windows boot manager

    ResponderExcluir
  13. O meu não deu boot como Fasso pra ativar o Windows boot manager

    ResponderExcluir
  14. ola eu gostria que vc me ajudace pois o meu tablet, toda vez aque eu tento baixar alguma coisa fica
    a parecendo sem memoria e eu nao tem nada baixado

    ResponderExcluir
  15. ola eu gostria que vc me ajudace pois o meu tablet, toda vez aque eu tento baixar alguma coisa fica
    a parecendo sem memoria e eu nao tem nada baixado

    ResponderExcluir
  16. EU INSTALEI O WINDOWS10 QUE VC RECOMENDOU ESTA MUITO BOM MAIS EU PERDI A FUNÇÃO O TOUCH SCREEN E AGORA COMO EU RESOLVO ISSO POR FAVOR ME AJUDE!!! ELE FUNCIONA SÓ COM O TECLADO E O MOUSE USB POR FAVOR ME AJUDE!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto contem a informação relativa a esse problema leia mais uma vez na parte que ele fala de Bugs pós instalação. É só baixar os drives relativos e instalar normalmente. Que ele volta... Tem outros tutos (que eu não sei se cita isso aqui) que quando vc instala o drive de video o teclado fica pequeno. Não sei se ele fez o tuto no link mas existe maneiras de acerta isso tbm, com o regedit e criando uma chave em um registro especifico. Qualquer coisa entra em contato

      Excluir
  17. Eu atualizei do 8.1 para o 10 só com 1 pendrive e sem hub usb. Só que não dá para instalar o win10 depois do upgrade, tem que ter mesmo o hub usb com teclado e mouse. Mas mesmo assim o w10 ficou bom! Apaguei a pasta de backup da unidade C e ficou bom.

    ResponderExcluir
  18. Valeu amigo, o tutorial ajudou muito. Fiz a atualização do Win8.1 para o Win10 Creators Update.

    ResponderExcluir
  19. Essa atualização só voltou a ser possível agora que a M$ voltou a liberar o update Free com o Creators Update.

    É preciso ter um cabo OTG e um Hub usb simples.
    1º fiz um backup completo do Win8.1 com o Macrium Reflect e salvei num Hd externo para restaurar, caso não desse certo.
    2º Depois segui esse ótimo tutorial aqui do site, mas meu medo maior era que a bateria não durasse e parasse na metade, por isso limpei as partições com o Diskpart e pus novamente para recarregar a energia.
    Usei um cartão de memória Classe 10 (mais rápido)inserido num adaptador Usb. Usei um teclado no Hub (para não usar meu mouse cheio de luzes) e ainda só conectando quando realmente necessário, tinha quase certeza que a bateria ia acabar na metade, mas não, deu tudo certo e a instalação completa levou 58min, porém após é preciso instalar os drivers fornecidos aqui, reiniciar, corrigir o acelerômetro, o teclado minúsculo e desativar a Hibernação, e fazer os updates, depois disso tudo, ficou com 5,16Gb de espaço livre (esse será o ponto crítico, e vamos ver em quanto tempo será preenchido apenas com as atualizações, pretendo salvar TUDO no cartão)!
    Outra preocupação era com a ativação, mas bastou se conectar na Internet e já conseguiu a ativação digital automática.
    Agora sim está maravilhoso, com o Win8.1 era quase inutilizável, pois tudo era desconfigurado e pequeno demais, era um sofrimento apena para fechar uma janela, agora está tudo ótimo!

    ResponderExcluir