quinta-feira, 19 de março de 2015

Android, Root e Custom ROM

Vamos falar um pouco de Android.

Pra começar o assunto, não vou dizer que o iPhone e Android são plataformas cada uma com suas vantagens. Já vou direto ao ponto: Android é muito superior. Eu era usuário fanático por iPhone até chegar o Android 4.0, quando superou ainda mais o iOS. O Android é mais rápido, estável, trava menos e os programas são mais otimizados. Uma de suas grandes vantagens é a liberdade, a customização e por ele ser um projeto de código aberto traz a grande vantagem de um usuário avançado poder criar sua própria versão de Android e instalar.



Justamente esta última parte é a mais interessante, e só com ela podemos ter um Android puro.

Mas, alguns preferem iOS por terem tido a seguinte experiência:

"Falam bem do Android, mas meu Samsung é tão lento! Todo zuado e cheio de aplicativos inúteis!! Complicado de mexer!"

Samsung: TouchWiz + Interface pesada + Vários aplicativos inúteis e pesados pré-instalados = Android lento

Caro leitor, por o Android ser aberto, muitos fabricantes modificam ele demais ao incluir em seus aparelhos e a Samsung é campeã nisso, ela transforma o Android num sistema pesado, lento, confuso e cheio de crapware (softwares inúteis pré-instalados). A Samsung tem tantos aparelhos que não dá conta de atualizar eles, e isso fica mais complicado pois eles tem que fazer muita coisa, uma vez que amam colocar muita mas muita coisa embutida no Android deles. Para você ter noção, em 2014 a média foi UM Galaxy POR SEMANA lançado! Mas o seu Samsung tem uma maravilhosa salvação, e vamos falar disso nesse post!

Um exemplo excelente é a Motorola e a sua linha Moto. Moto E, G, X e Moto Maxx.
São aparelhos com Android 99% puro e com atualizações rápidas. São aparelhos que sem sombra de dúvida daqui 2 ou 3 anos estarão com Android tão rápido quanto agora, uma vez que a cada versão nova de Android puro, a Google que desenvolve o Android, se compromete a deixar o sistema cada vez mais fluído e rápido... diferente dos celulares da maçã que a cada atualização ficam mais lentos.


Mas e o que é Root e Custom ROM?


Root é o nome de usuário que tem todos privilégios em sistemas baseados em Unix, como GNU/Linux, FreeBSD, até Mac OS. Para quem não sabe, o Android é todo feito em cima do GNU/Linux.
O usuário Root pode fazer tudo, apagar o arquivo que quiser, remover o aplicativo que quiser, fazer modificações pesadas de baixo nível. Não existe nada que não possa ser feito tendo autorização a nível Root.

Rooteando seu celular você ativa o Root e dá a alguns aplicativos esses super poderes, para fazer modificação no seu celular.



Geralmente quem mais procura o Root é para instalar o Titanium Backup e remover aplicativos inúteis que a Samsung colocou no celular.
Mas existem muito mais coisas possíveis de se fazer com o Root, como por exemplo, instalar o Xposed e GravityBox, usar programa para descobrir a senha dos pontos de Wi-Fi já salvos no seu celular, dentre outras coisas.

Agora falando sobre Custom ROM, todo aparelho Android tem um padrão para ser instalado e funcionar, todos possuem uma partição na memória chamada Recovery.
O Recovery serve para resetar o aparelho de fábrica e também aplicar atualizações manualmente, é como um menu de serviço.

Usuários avançados e programadores caseiros modificam a Recovery para dar mais utilidade e funções a elas, dentre essas funções podemos destacar a possibilidade de fazer um Backup completo do seu aparelho e Instalar modificações, tornando assim a Recovery modificada.
Dentre as principais Custom Recovery, podemos destacar a famosa ClockworkMod, chamada também de CWM, e a TeamWin Recovery Project, chamada também de TWRP.

A Custom Recovery é a porta de entrada para as Custom ROMs, que são que versões de Android customizadas, geralmente baseadas no Android puro, chamado de AOSP (Android Open Source Project).


Custom ROMs são a melhor forma de você ter um celular rápido, atualizado, rodando Android puro e limpo, do jeito que foi feito pra ser, e dar vida nova a aparelhos abandonados pelo fabricante!

CyanogenMod 12 instalada no meu LG G3
Você pode deixar seu antigo Samsung Galaxy S II assim, muito rápido e limpo!

Existem várias, várias Custom ROMs para Android, algumas são portadas oficialmente para determinado aparelho, pelo time que faz a manutenção delas, já outras são portadas por usuários comuns que se dedicam a esta tarefa, assim são chamadas de versões não oficiais, ou Unofficial.

Eu particularmente quando vou comprar um celular novo, pesquiso qual dos TOPs de linha está popular e com suporte oficial de ROMs populares e da comunidade que desenvolve. Este ano comprei o LG G3 D855 versão 32GB e 3GB de RAM.

Dentre as Custom ROMs mais famosas, podemos lembrar principalmente da CyanogenMod, Paranoid Android, OmniRom, PAC Rom, SlimRom, Euphoria-OS, Nameless ROM. São só algumas!


Para colocarmos uma Custom Recovery no celular não precisamos necessariamente de root, dependendo do aparelho podemos instalar a Custom Recovery sem estar rooteado, mas precisamos de um celular que tenha o Bootloader desbloqueado. Muitas vezes o celular já tem Bootloader desbloqueado de fábrica, outros você pode desbloquear oficialmente pelo site do fabricante, como os Moto e os Xperia.

As Custom ROMs também modificam o Kernel do aparelho, que é a parte que comanda o Hardware. Com o Kernel modificado você pode fazer Overclock e as Custom ROMs geralemente colocam otimizações para melhorar sua bateria! Só de ter um Android limpo fluído e rápido sua bateria vai ser melhor, e ainda mais pelo Kernel customizado para ser melhor.

No próximo post, irei mostrar como instalar uma Custom ROM em um Galaxy S III e dar vida nova ao aparelho, que irá ficar MUITO mais rápido e rodando um Android limpo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário