Sabe quando você compra um computador de marca e ele vem com várias partições ocultas e protegidas no HD? Partições de recovery que muitas vezes são desnecessárias e você nem vai usar?
Muitas vezes essas partições de recovery consomem um bom espaço do seu HD e elas não vão te servir pra nada, uma vez que você acaba formatando o PC para tirar o lixo que muitas vezes já vem de fábrica. Estou falando de programinhas que o fabricante coloca no seu PC só para atrapalhar sua vida e ganhar um troco da empresa que fechou essa parceria, como utilitários inúteis da HP, Anti Vírus trial, ofertas de jogos e etc...
Pois bem, se você for formatar usando essa partição recovery, esses programinhas que já vieram de fábrica serão instalados juntos. Portanto, precisamos de uma forma de realmente apagar o HD incluindo essas partições ocultas que o instalador do Windows não apaga.
Para isso, o melhor e mais indicado programa é o Active@ KillDisk, da LSoft Technologies Inc.
Screenshot da versão gratuita de DOS (bootável). É a que eu uso e é suficiente.
Você pode encontrar ele no site oficial: http://www.killdisk.com/ e baixar a versão completa para usar dentro do seu Windows para formatar HDs conectados no seu PC, assim como a versão Linux.
A versão mais prática para quem quer formatar o PC que está usando é apenas um utilitário criador de Disco de Boot, para rodar o KillDisk antes de iniciar o Sistema Operacional.
A versão completa já possui este criador de Disco de Boot, ou você baixa apenas ele sozinho ali na página oficial, atualmente se chama 'Bootable USB Disk Creator for Active@ KillDisk'
Bastará apenas executar o programa por um Pendrive, escolher o HD, confirmar e deixar chegar em 1% e seu HD já estará com a tabela de partições totalmente apagada, perdendo assim as partições ocultas e protegidas. Não há necessidade de passar de 1% (um porcento)!
Talvez lhe sejam úteis estes outros posts sobre formatação:
Imagens puras da MSDN do Windows 7 com SP1 Integrado: ISOs Windows 7 Ultimate SP1 PT-BR x86 e x64 Oficiais da MSDN
e
Como instalar o Windows por um Pendrive: Criando Pendrives Bootáveis com o Rufus
Nenhum comentário:
Postar um comentário